Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



sábado, 17 de abril de 2010

Risoto de Cream Cheese com Gorgonzola!

Pela primeira vez eu experimentei fazer uma receita de risoto. Tomei coragem, escolhi uma receita e fui em frente. E sinceramente? Ficou GOSTOSO PRA CAR@#$!

Hahaha, desculpem meu entusiasmo, mas realmente ficou muito gostoso. Para 6 a 8 pessoas, você vai usar:
  • 500g de arroz de risoto (existem vários tipos vendidos nos melhores supermercados, o do tipo "arbório" é o mais conhecido, mas eu usei o "carnarolli", considerado o "rei dos risotos");
  • 02 dentes de alho picados;
  • 01 cebola média picada;
  • 1 1/2 litro de caldo de galinha (use caldo pronto - tablete dissolvido em água fervente - ou, se preferir, obtido a partir do cozimento da carcaça de galinha ou frango, fervida em abundante água com sal, cebola e cenoura em rodelas);
  • 01 taça cheia de vinho branco seco;
  • Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto;
  • Azeite de oliva, o suficiente;
  • 1/2 embalagem de cream cheese;
  • 01 colher de sopa de queijo gorgonzola (sim, é AQUELE, fedorento e tal).
Numa panela de bom tamanho (uma caçarola, por exemplo), aqueça azeite o suficiente para refogar o alho e a cebola. Quando a cebola estiver douradinha, acrescente todo o arroz para risoto e vá fritando ele, até ficar translúcido. Diminua o fogo para não queimar. Mexendo sempre, depois que o arroz estiver com uma aparência meio transparente, acrescente o vinho branco. Vai chiar, não se assuste.

Continue mexendo até o álcool evaporar (isso ocorre depois de uns 3 minutos, mais ou menos, dependendo de sua panela e da potência de seu fogão). A partir daí, com uma concha, começe a acrescentar o caldo de galinha. E agora, vem o exercício de paciência comum à preparação de todo bom risoto: você não pode sair do lado do fogão. Vá colocando o caldo aos poucos, em conchadas, e mexendo sempre. Acrescente mais caldo sempre que o arroz tiver absorvido boa parte do caldo. Todo esse processo dura pelo menos 20 minutos, para você ter um risoto ao ponto (tem gente que prefere um arroz mais "crocante"). Se desejar um risoto mais macio, acrescente mais caldo e prolongue o tempo de cozimento (para 25 minutos).

Risoto é algo que deve ser extremamente cremoso. A última coisa que você quer é que seu risoto fique seco, por isso não economize no caldo. O ideal, como na foto, é que o risoto fique macio, tenro e suculento, coberto de um molho cremoso que se desfaz na boca.

Prove. Falta sal e pimenta do reino, certo? Então acrescente-os à gosto, um pouco antes do fim do cozimento (quando você já tiver passado dos 20 minutos). Não se esqueça de ficar sempre mexendo o risoto, para evitar que ele queime. Vá provando também, para encontrar o ponto ideal de seu agrado.

Quando o risoto estiver pronto, bem cremoso, desligue o  fogo, junte metade de uma embalagem de cream cheese e uma colher de sopa cheia de queijo gorgonzola. Misture bem e sirva imediatamente. IMEDIATAMENTE MESMO! O risoto não deve esperar ser servido.  Decore com umas folhinhas de coentro (cheiro verde) e se delicie com esse espetáculo!

Um comentário: