Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESTAMOS DE VOLTA!!!

Depois de um tempo sem postar nada, eis-me aqui novamente, caros internautas! Testei algumas invenções, algumas adaptações e algumas loucuras, então, aqui vai a primeira: a saborosíssima SALADA MOUSINHO!!!


Você vai precisar de:
  • 01 bandeja pequena de tomates-cereja (acho que uns 150g, mais ou menos);
  • 04 colheres de sopa generosas de aceto balsâmico;
  • 200g de vagem (feijão verde) congelada (dá mais ou menos meio pacote; de uns tempos pra cá descobri o sabor desses vegetais congelados e a delícia que ficam quando cozidos no vapor - um dia escrevo sobre isso aqui no blog);
  • 200g de brócolis congelado (novamente, isso dá aproximadamente meio pacote);
  • 01 embalagem de ricota condimentada (mais ou menos 200g); eu normalmente uso a ricota Capixaba, gosto do tempero dela, mas você pode usar qualquer outra ricota condimentada ou mesmo a ricota normal - nesse caso, dê uma temperadinha nela com sal;
  • 150g de ervilhas congeladas;
  • 150g de milho doce congelado;
  • 01 cenoura pequena cortada à francesa (como a batata frita) ou simplesmente em tiras grossas;
  • 01 pimentão vermelho ou laranja; corte fora o tampo, tire as sementes e corte a casca formando "losangos" largos;
  • 03 dentes de alho (médios ou grandes) picados;
  • Pimenta-do-Reino e salsa desidratada (ou fresca, se preferir) à gosto.
Preparo:
Corte os tomates-cereja ao meio, coloque-os numa vasilha e misture com o aceto balsâmico. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino (SEMPRE moída na hora) à gosto. Reserve (eles vão marinar deliciosamente por uns 20 minutos). Enquanto isso corte o queijo em cubinhos. Reserve.

Agora vamos preparar os vegetais. Se você tiver uma panela de cozimento a vapor, use-a. Se não, dá pra improvisar com um escorredor de macarrão de metal posicionado sobre uma caçarola com água fervente. Em último caso, cozinhe tudo dentro d'água mesmo (mas assim os nutrientes - ou uma parte significativa deles, pelo menos - irão se perder). Os brócolis, a vagem, o milho e a ervilha devem sair congelados de seu freezer direto para a panela fervente. Eles ficarão lá por cerca de 4-5 minutos. Lembre-se de temperar a água do cozimento com sal. Quando amaciarem (mas não muito, a ponto de esfacelar), escorra-os.

Quando fiz essa receita aqui em casa, usei um escorredor de macarrão como vaporeira improvisada, dentro da qual cozinhei os brócolis e as vagens. Os grãos, eu cozinhei numa panelinha com água e sal, mesmo.

 Nessa mesma panelinha eu cozinhei as cenouras. Elas ficam mais tempo (tirei os grãos com uma escumadeira e deixei as cenouras até o ponto ideal - você espeta um garfo e ele entra sem problemas, sem "destruir" a cenoura).

Já que você escorreu os vegetais e grãos que cozinharam rápido, e a cenoura ainda está se entrosando com a temperatura da água fervente, aproveite para refogar seus pimentões. Em uma frigideira anti-aderente, aqueça um fio de azeite e acrescente o alho picado. Um pouco antes deles dourarem, coloque os pimentões e uma ou duas pitadas de sal, a seu gosto. E aí vem o trabalho de paciência. Você vai refogar os pimentões até que eles estejam BEEEEEEMMM macios. Se preciso, acrescente mais um pouco de azeite. Demora um pouquinho para se atingir o ponto ideal (dependendo da potência do fogão, uns 15 a 20 minutos) mas o resultado final deve ser recompensador - você será premiado(a) com os mais tenros e suculentos pimentões refogados.

Agora vamos à MONTAGEM.

Em uma saladeira, coloque as cenouras (já cozidas) e os pimentões. Por cima (de maneira não muito organizada, por favor), as ervilhas e o milho. Depois, os brócolis e a vagem. Coroando tudo, os deliciosos tomates-cereja marinados no aceto balsâmico e, por cima de tudo, os cubinhos de ricota condimentada. Polvilhe salsa desidratada (ou rasgue algumas folhas de salsa fresca), regue com uns 2 ou 3 generosos fios de azeite extra-virgem e sirva. Cabe aqui um alerta sobre essa salada: ela fica tão boa, mas tão boa, que é capaz de seus convidados esquecerem do prato principal (rsss).

Abraços e bom apetite!!!

Um comentário:

Active Content disse...

Muito boa a receita, testei e ficou ótima estou até pensando em incluir no cardápio no meu estabelecimento:http://www.reidolanche.com.br