Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Muqueca do Meu Jeito!!!



Peixe é um negócio fenomenal. Mais ainda se estamos falando de filé de gurijuba (peixe amazônico com uma das carnes mais tenras que conheço).

Fiz essa muqueca para alguns amigos certa vez. Não há segredo. Você vai precisar de:
  • Filés de gurijuba (postas de mais ou menos 200g por pessoa);
  • Alho, cebola, sal, pimenta-do-reino moída na hora;
  • Leite de côco (uma garrafinha pequena se você fizer para duas pessoas - um filé para cada; caso contrário, use uma garrafa maior; calcule mais ou menos 100ml de leite de côco por filé individual);
  • Azeite de dendê (1 1/2 colher no máximo);
  • Cachaça (sim, cachaça!);
  • Cheiro-verde e salsa (você pode acrescentar ainda xicória e alfavaca, se quiser aumentar o mix de ervas), tudo picadinho;
  • Azeite de oliva extra-virgem;
  • 01 pimentão vermelho fatiado;
  • 01 pimentão amarelo (ou laranja) fatiado;
  • 01 tomate extremamente vermelho, fatiado;
Deixe o peixe de molho na cachaça durante 20 minutos (se quiser, acrescente algumas lascas de alho e tiras de cebola, junto com um punhado de ervas picadas - isso é opcional neste ponto da receita). Depois retire do vinhad'alho, tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Dê umas batidinhas na carne para o tempero fixar bem.

Em uma caçarola, aqueça azeite, refogue alho e cebola e acrescente os filés marinados aos poucos (de preferência um a um; doure os dois lados do filé, retire-o da panela e repita o procedimento para o filé seguinte).

Quando todos os filés já tiverem sido "puxados" no azeite, volte-os para a caçarola. Entre eles (e sobre eles também), coloque rodelas de tomate e os pimentões. Derrame generosa quantidade de leite de côco, acrescente o azeite de dendê e todas as ervas. Tampe e deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos. É importante que a carne do peixe fique mergulhada nesse molho!

Passado o tempo de cozimento, é só servir. Eu acompanhei com arroz branco e servi de entrada algumas batatinhas marinadas em azeite e temperadas com sal, alho e cebola. Ficou um espetáculo.

OPCIONAL: você pode acrescentar uma caixinha de Pomarola (molho pronto de tomate) junto com o leite de côco, antes do peixe começar a cozinhar. Neste caso o molho da muqueca não ficará amarelinho (resultado do dendê), mas lindamente rosado!

8 comentários:

Super Makeup disse...

Eu nem como peixe, Dé... mas depois de ver esta foto, deu vontade que deu!
Bjs! Estava com saudades das tuas postanges aqui!
Let´s aminhaum!

Funfas disse...

2 meses sem atualização =p

Anônimo disse...

Eeeeii kd o chef?? Anete

Funfas disse...

correção: 4 meses sem atualização...

e olha q esse blog tava indo pra frente

Diego Falabella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Falabella disse...

Olá,
vc postou uma receita com arenque á um tempo atrás e fiquei com uma dúvida... ele vem sem vísceras e espinha na latinha?

Casa México disse...

sei que é uma delicia mas só de pensar no trabalhão

André Mousinho disse...

Oi, Diego!
A latinha de arenque que comprei vinha sem nenhuma espinha, como as sardinhas em lata.
Um abraço!!!