Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



terça-feira, 9 de março de 2010

Salada de Filé de Gurijuba


Esta é uma deliciosa salada de filé de gurijuba que fiz um dia desses.

A gurijuba é um peixe relativamente comum na região amazônica. Sua carne tem a peculiaridade de ser mais firme e tenra - definitivamente, não é um peixe que se "desfaz" em caldeiradas. Macia porém densa, ela é bastante suculenta e casa com perfeição neste prato.

Além do peixe, vão batatas cozidas amassadas, cenouras, cebolas picadinhas, um pouquinho de salsa desidratada e pimenta do reino, pitadinha de sal e azeite extra-virgem de oliva. Eu também colocaria opcionalmente cebolinha (mas não foi o caso aqui). O molho é de maionese "0% colesterol" mesmo, embora eu admita que isso ficaria muito mais gostoso com um molho à base de iogurte natural (que ainda tô pesquisando), meio azedinho, ou mesmo uma boa coalhada.

Para esta receita, não estipulei quantidades por dois motivos: ela foi feita com sobras de filés de gurijuba que assei no forno (um dia eu posto isso aqui), o que é um ótimo destino a ser dado a esse peixe tão rico no dia seguinte; e também porque fiz o prato usando o que tinha na geladeira. Entretanto, diria que para um adulto comer bem, esse prato possivelmente seria feito com uma posta de filé de 250g por pessoa, 1 1/2 batatas cozidas e cortadas em cubos displicentes, 1/2 cenoura, 1/4 de cebola picadinha e o resto vai da sua sensibilidade (umas pitadinhas de sal aqui, umas pitadinhas de salsinha desidratada acolá, um punhado de pimenta do reino preta razoavelmente generoso...). Use o melhor azeite de oliva extra-virgem que encontrar.

Nenhum comentário: