Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



terça-feira, 9 de março de 2010

Salada de Filé de Gurijuba


Esta é uma deliciosa salada de filé de gurijuba que fiz um dia desses.

A gurijuba é um peixe relativamente comum na região amazônica. Sua carne tem a peculiaridade de ser mais firme e tenra - definitivamente, não é um peixe que se "desfaz" em caldeiradas. Macia porém densa, ela é bastante suculenta e casa com perfeição neste prato.

Além do peixe, vão batatas cozidas amassadas, cenouras, cebolas picadinhas, um pouquinho de salsa desidratada e pimenta do reino, pitadinha de sal e azeite extra-virgem de oliva. Eu também colocaria opcionalmente cebolinha (mas não foi o caso aqui). O molho é de maionese "0% colesterol" mesmo, embora eu admita que isso ficaria muito mais gostoso com um molho à base de iogurte natural (que ainda tô pesquisando), meio azedinho, ou mesmo uma boa coalhada.

Para esta receita, não estipulei quantidades por dois motivos: ela foi feita com sobras de filés de gurijuba que assei no forno (um dia eu posto isso aqui), o que é um ótimo destino a ser dado a esse peixe tão rico no dia seguinte; e também porque fiz o prato usando o que tinha na geladeira. Entretanto, diria que para um adulto comer bem, esse prato possivelmente seria feito com uma posta de filé de 250g por pessoa, 1 1/2 batatas cozidas e cortadas em cubos displicentes, 1/2 cenoura, 1/4 de cebola picadinha e o resto vai da sua sensibilidade (umas pitadinhas de sal aqui, umas pitadinhas de salsinha desidratada acolá, um punhado de pimenta do reino preta razoavelmente generoso...). Use o melhor azeite de oliva extra-virgem que encontrar.

Um comentário:

tajobacallao disse...

TINIAN GARDEN - TITIAN GARDEN - TITIAN ART
A great vintage guitar chord. The original titanium stronger than steel sound is the same as the original Guitar titanium nipple bars parts. titanium lug nuts All pure titanium earrings guitar chords titanium cookware look like a rock, with just the basic chords