Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cebolas Caramelizadas!

Essa receita eu encontrei no site da Sadia (www.sadia.com.br) e resolvi testá-la (tirando o tomilho e o alecrim que Daniela, my wife, não suporta). Fica realmente uma delícia acompanhando peru assado!!!

O único porém da receita é seu longo tempo de preparo. Com paciência e vontade, entretanto, você será recompensado com as mais tenras e saborosas cebolas agridoces já vistas (e provadas) por este que vos escreve!!! E pra quem acha que vai ricar ruim, esqueça! Elas ficam macias, desmanchando-se no recheio cremoso. Então vamos à receita.
  • 08-10 cebolas grandes;
  • 01 caixinha de creme de leite (pode ser o light; você pode comprar uma lata ao invés da caixinha, rende mais creme);
  • 01 envelope de parmesão ralado;
  • sal e pimenta do reino à gosto;
  • 05 colheres de sopa cheias de margarina;
  • 03 colheres de sopa de açúcar;
Então, você tem esse monte de cebolas aí na sua frente. Descasque-as. Separe uma delas.
Com as cebolas restantes, corte-as em baixo (formando uma "base" pra ela ficar em pé) e em cima (um "tampo"). Reserve também essa base e o tampo. Com uma boa faca de cozinha, cave um buraco no meio das cebolas, deixando-as ocas como um côco. Faça isso com todas elas.

Agora pique todos os tampos e bases reservados junto com o interior que você retirou de cada cebola, e mais a cebola que você separou lá no início da receita. Esse monte de cebolas picadas  será a base do creme que vai rechear as cebolas ocas.

O CREME: numa panela aquecida, coloque a margarina, as cebolas picadas, sal e pimenta do reino à gosto. Acrescente ainda o açúcar. E deixe cozinhar de 35 a 40 minutos em fogo baixo. Mexa de vez em quando. Se você sentir que as cebolas podem queimar, coloque mais uma ou duas colheres de margarina. Não use manteiga, senão vai queimar mesmo!

Enquanto as cebolas picadas cozinham, distribua as cebolas ocas num refratário.

Faltando cerca de 10 minutos para encerrar o cozimento das cebolas picadas, pré-aqueça o forno (200º). As cebolas picadas deverão estar meio escuras, cor de caramelo.  Desligue o fogo, junte o creme de leite e o parmesão ralado, mexa bem e, com uma colher, recheie cada cebola oca com essa mistura.

Numa assadeira, leve as cebolas já recheadas ao forno pré-aquecido. Elas vão assar em forno (180º-200º) por cerca de 25-30 minutos, um pouco mais talvez, dependendo do forno. Quando as cebolas estiverem no ponto (você espeta um garfo e ele entra com facilidade), está pronta mais uma delícia!! Acompanha um bom assado e vinho branco. Ou uma cerveja estupidamente gelada!!!

4 comentários:

Bianca Teixeira disse...

Égua Mousa, me deixastes morrendo de fome!

Olha que eu não suporto cebola, mas essa tá muito bonita!

Beijoss

Anônimo disse...

Eu o-de-i-o cebola. mas esta eu comi e ainda repeti! É fantástica! ou melhor dizendo, é fodástica!
Anete

Comulot disse...

Recomendo que tu cries uma sessão para contato no blog, para que os leitores possam enviar sugestões de receitas. ainda não fiz nenhuma dessas, mas os aspecto é incrivel. Assim qeu achar tempo eu vou fazer!

Funfas disse...

ahhh... deu fome pra kct agora!