Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



quinta-feira, 1 de abril de 2010

Lasanha com Ricota e Espinafre!

Um prato delicioso e que serve como uma alternativa menos "pesada" se comparada à lasanha que postei anteriormente. Serve de 6 a 8 pessoas, comendo bem. Você vai precisar de:
  • um pacote de massa para lasanha (que vá direto ao forno, sem precisar cozinhar antes) de 500g;
  • 300-400g de ricota fresca (com sal);
  • folhas de 03 maços de espinafre;
  • 02 ovos;
  • 02 envelopes de queijo parmesão ralado;
  • 02 caixas de 520g de molho de tomate pronto (tipo Pomarola Tradicional); ou 1 caixa de 520g mais duas latas de molho de tomate (da mesma marca) do tipo "Ervas Finas" ou "Salsa e Cebolinha";
  • sal e pimenta do reino à gosto;
  • 01 colher de chá de orégano desidratado (opcional);
  • 500g de mussarela fatiada.
Com um garfo, esfarele a ricota. Numa tigela, misture os ovos à ricota e uma parte do parmesão (um envelope inteiro e metade do outro). Se quiser usar orégano na receita, misture uma colher de chá neste momento. Tempere com uma colher de sobremesa (ou de chá, rasa) de sal e pimenta do reino à gosto.

Escolhidas e lavadas, as folhas do espinafre devem ser cozidas por no máximo cinco minutos em água fervente com um pouco de sal. Elas ficarão macias e murchas. Retire-as da água e coloque-as no processador de alimentos (você não vai bater muito, senão elas virarão patê - processe o suficiente para triturá-las em pedacinhos pequenos). Se não tiver processador, espere esfriar (ou mergulhe-as na água gelada para acelerar isso) e pique-as com uma boa faca.
Quando o espinafre estiver "processado", acrescente-o à mistura de ricota. Mexa bem até obter uma mistura granulada com esta aparência. Será seu recheio.


Agora vamos começar a montagem da lasanha. Pré-aqueça o forno (200º) enquanto executa esta etapa.

Numa forma retangular (ou lasanheira) espalhe no fundo uma camada de molho de tomate (duas colheres de sopa cheias estão de bom tamanho).

Sobre o molho coloque as folhas de lasanha (uma ao lado da outra, não sobreponha folhas de massa). Sobre a massa, mais duas ou três colheradas generosas de molho de tomate. Por cima da camada de molho, acrescente colheradas do recheio de ricota e espinafre, espalhando com uma colher.

Sobre esse recheio, mais uma camada, desta vez, de queijos: polvilhe um pouco do queijo ralado restante e por cima, coloque três ou quatro fatias de mussarela.

Agora é só repetir: por cima da mussarela, coloque a massa de lasanha, depois molho de tomate, o recheio de ricota e espinafre e os queijos parmesão e mussarela (fatiada).


Feche a última camada com massa de lasanha, fatias de mussarela e molho suficiente para quase cobrir a lasanha na assadeira. Polvilhe o restante do parmesão. Novamente eu reitero: capriche na quantidade de molho. A lasanha fica mais suculenta se estiver em  mais líquido. Lasanha preparada em pouco molho fica ressecada, dura como uma sola de sapato, e não é isso que você quer. Se o molho já tiver acabado, uma dica: acrescente delicadamente sobre a lasanha já montada um copo de água (200ml) ou menos, o suficiente para se certificar de que há molho em volta da massa. Não se preocupe com a diluição, isso também ajuda a reduzir o forte sabor condimentado normalmente encontrado no molho industrial (um dia eu experimento fazer esse prato com molho feito em casa...).

Leve ao forno pré-aquecido. A marca de lasanha que eu comprei indicava que ela ficava pronta em 15 minutos, mas é provável que devido à quantidade de molho, você demore uns 20-25 minutos pra ter sua lasanha pronta. A dica é: quando o molho estiver borbulhando, retire do forno. Sirva imediatamente (nada de esperar a lasanha esfriar). NHAM!!!

4 comentários:

JV disse...

NHAM, NHAM!!!

Ana Figueiredo disse...

Eu quero experimentar!!!
Tem que convidar os amigos para fazer o teste e aprovar,ahahahah

Funfas disse...

pela data acho q é mentira heim uhehueuhe

Anônimo disse...

Já comi. Um espetáculo, super suculenta, o molho é maravilhoso. Me deu até fome.

Anete.