Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



domingo, 27 de março de 2011

Bavette na Coalhada com Camarão Rosa e Queijo do Marajó

Foto: Denis Martins

Antes de tudo, algumas palavras de respeito e reconhecimento: devo esta receita ao grande e saudoso mestre Paulo Martins (que tantas vezes entrevistei trabalhando como repórter), cujo trabalho no livro CULINÁRIA MARAJOARA - Coleção Sabores do Brasil inspirou-me a fazer o que considero não mais que uma corruptela do prato original. Para quem aprecia o sabor peculiar que a culinária do norte do país pode oferecer, fica a minha dica de um bom livro, fruto de um trabalho de paixão e criatividade.

Minha adaptação ficou simplérrima porém saborosa. Eu usei:
  • 600g de bavette di granno duro (tipo de massa italiana semelhante ao linguine, um pouco mais fina; fique à vontade para usar a massa que quiser);
  • 07 dentes de alho picados;
  • 01 cebola picada;
  • 1/2 tomate picado (para decorar);
  • Mix de ervas (salsa, cebolinha e coentro);
  • Sal e Pimenta do Reino (moída na hora) à gosto;
  • 500ml de coalhada natural (não adocicada);
  • 500ml de creme de leite;
  • 300g de camarão rosa médio sem casca;
  • Noz-moscada à gosto;
  • Azeite.
Cozinhe o bavette com água e sal até ficar al dente. Escorra e reserve.

Em uma frigideira aqueça azeite suficiente para refogar a base de seu molho. Refogue a cebola e o alho. Acrescente os camarões, as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Refogue por mais um minuto e junte a coalhada e o creme de leite. Desligue o fogo, mexa bem e raspe noz-moscada (não muita, para ela não "dominar" seu prato). Prove de sal e pimenta do reino, e se necessário, corrija esses temperos.

Misture o molho na mesma panela em que está a massa, envolvendo-a totalmente. Sirva em prato fundo com um toque final: por cima da massa, ao invés de polvilhar parmesão ralado, espalhe pedacinhos do delicioso queijo do Marajó e pequenos punhados de tomate picado.

A receita original do Paulo leva o camarão regional sem casca, além de outras ervas (alfavaca e chicória) que, com certeza, aumentam em muito a experiência gastronômica que é esta preparação. Em casa você pode fazer assim (eu mesmo pretendo seguir a receita original numa próxima oportunidade).

Paulo Martins era um daqueles profissionais de calibre exemplar que aparecem aqui na Terra uma vez ou outra. Ele deixou um legado de conhecimento que, em grande parte, influencia o Blog da Boa Comida até hoje:  o legado de valorizar nossa cultura gastronômica.

Delícia de prato. Obrigado, Paulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eeeuuu comiii e estava delicioooosoo.
Anete

moveis de escritorio disse...

Esse deve ser um prato delicioso.