Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



segunda-feira, 21 de março de 2011

Comida di Buteco chega a Belém!!!

Em sua primeira edição na capital paraense, concurso gastronômico que visa estimular a culinária de raiz irá eleger os melhores botecos da cidade

A primeira edição do concurso Comida di Buteco chega à capital paraense no dia 15 de abril. O evento que há 12 anos acontece em Belo Horizonte se tornou referência no setor gastronômico do país e hoje percorre 15 cidades brasileiras. Idealizado pelo gastrônomo autodidata Eduardo Maya, o projeto objetiva valorizar a culinária regional através de uma competição que irá eleger os melhores botecos da capital. Em Belém, 16 bares vão concorrer e terão que conquistar a preferência de um júri especializado e também do público, que votará em cédulas distribuídas nos próprios botecos participantes. Esse ano o concurso vem com uma novidade: acontecerá simultaneamente em todas as cidades participantes. Ao todo, serão 320 botecos concorrentes.

O Comida di Buteco proporciona visibilidade aos micro-empresários do setor, fomenta o endoturismo na região, gera emprego, renda e qualificação da mão de obra. Deste modo, estimula o crescimento econômico da cidade através da valorização de um espaço tradicional e histórico na sociedade brasileira: o boteco. No ano passado, o concurso teve números significativos. Cerca de 1,9 milhão de pessoas estiveram nos botecos participantes no período do evento. Foram registrados 268 mil votos e vendidos 198 mil petiscos nos 254 bares concorrentes. Este ano, as cifras devem aumentar, com a entrada das cidades de Belém, Manaus e Fortaleza no evento.

Roteiro do sabor – O concurso começa com um circuito que vai do dia 15 de abril a 1 de maio. Nesse período, o público e o júri especializado poderão avaliar de zero a dez os seguintes quesitos: melhor tira-gosto, prêmio principal, que representa 70% do peso, temperatura da bebida, atendimento e higiene. Tem direito a votar quem prova o tira-gosto concorrente, inscrito pelo boteco.  Metade do peso do voto é o público e a outra metade, do corpo de jurados. A apuração dos resultados é feita pelo Vox Populi. Os vencedores serão anunciados na festa Saideira, um evento para 150 convidados, entre donos de botecos, jornalistas e patrocinadores.

Trajetória de sucesso – Pioneiro no país, o Comida di Buteco foi criado em 2000 e em pouco tempo se tornou uma das maiores atrações turísticas de Belo Horizonte. O evento que nasceu na capital mineira hoje leva criatividade e sabor para várias regiões do País. Para delírio dos boêmios brasileiros, o Comida di Buteco tem no roteiro as cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia, Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Belém, Manaus e Fortaleza.
O concurso é realizado pela agência mineira Free Produções, comandada pelos empresários Eduardo Maya, Maria Eulália Araújo, Flávia Rocha e Ronaldo Perri e já teve reconhecimento no jornal americano The New York Times, no qual foi tema de matérias em outubro de 2007 e 2009.

Para mais informações visite: www.comidadibuteco.com.br

O evento tem o patrocínio de Hellmann's e Doritos, além de contar com o apoio da companhia aérea TRIP, Estácio de Sá, Abrasel, Sebrae, Governo do Estado, Prefeitura e Supermercado Formosa!


O Blog da Boa Comida deseja todo o sucesso na realização do concurso, e desde já abre suas portas para divulgação do evento! Vamos prestigiar, galera! Todo mundo votando!!!

Um comentário:

Casa México disse...

já tenho até meu favorito