Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



quarta-feira, 23 de março de 2011

Costela à Americana (Mais Você)

Tem vezes que somos alvos daquelas gratas surpresas da vida que simplesmente nos fazem felizes; coisas que, do nada, abrem nosso sorriso alimentando o corpo e reconfortando a mente. Foi o caso desta costela.

Eu já havia visto a receita no programa "Mais Você" da TV Globo, no início desta semana, e como adepto da boa cozinha e apreciador de uma boa costeleta, resolvi mergulhar em mais este projeto culinário.

Recomendo que façam o mesmo. Vocês serão premiados com a costela mais saborosa e suculenta que já provaram, comparada apenas às servidas nos mais famosos "steakhouses" do sudeste do país!!! Simplesmente faltam-me palavras para explicar o quanto este prato é gostoso. Então vamos à ele!

Eu comprei primeiramente uma costela suína congelada e não temperada (atenção nesse detalhe). No Líder da Doca tem marcas que custam de R$17,00 (a peça com menos de um quilo) a R$20,00 (peça congelada com quase um quilo e meio). Descongelei e limpei a costela, parti-a ao meio (para caber na minha assadeira), deixando-a assim:

Seguindo a receita do programa, preparei a marinada que tempera a costela misturando em uma vasilha:
  • 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de suco concentrado de abacaxi (Jandaia, Maguary etc);
  • 1 xícara (chá) de molho shoyu;
  • 1 colher (sopa) de alho picado;
  • Sal e pimenta do reino à gosto.
Acredite, a mistura de açúcar mascavo com açúcar normal  e shoyu é EXTREMAMENTE NECESSÁRIA para o resultado final do prato. Nenhum ingrediente dessa marinada está aí à toa. Use exatamente as porções indicadas!

Pois bem, depois de misturar os ingredientes, coloque suas costelas dentro de um saco plástico (aqueles sacos plásticos tamanho G da seção de hortifruti dos supermercados se ajustam perfeitamente a essa tarefa) e dentro desse saco, derrame toda a marinada . Amarre o saco para não vazar e deixe que os líquidos envolvam bem as costelas; leve-as numa assadeira para a geladeira, onde as costelas deverão ficar mergulhadas nesse molho por um dia inteiro (dica: monte o prato às 10h00 da manhã de um dia, para levá-lo ao forno às 10h00 da manhã do dia seguinte).

Após um dia marinando, as costelas ficarão assim:

Já percebeu a mudança, né? A mágica do sabor está a um passo de se realizar!!! Aproveite a marinada e derrame-a também sobre as costelas, assim:

Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. A receita original sugere 150º, mas meu forno tem 180º como temperatura mínima. Surte o mesmo efeito, não se preocupe.

As costelas vão assar lentamente nessa temperatura baixa, por duas horas. É importantíssimo que você respeite esse tempo; a paciência é uma virtude, meu caro, mas no final você será recompensado!

Após duas horas de forno, retire o papel alumínio da assadeira e deixe as costelas por mais 15 minutos, terminando de dourar. Lembra que eu falei que sua paciência seria recompensada? Pois bem, eis o prêmio:

Costelas suínas que se desfazem de tão macias, envoltas em um molho agridoce densamente saborosíssimo, que pode ser servido por cima dela.

Eu sou apaixonado por receitas agridoces, mas no seu caso, se quiser, você pode ainda ajustar o sal à gosto na mesa (com sal, sempre digo que é preferível pecar pela falta que pelo excesso).

Receita maravilhosa, carne maravilhosa, sabor absolutamente delicioso.

Se você quiser ver a Ana Maria Braga preparando essa receita, acesse o link abaixo. Nela, a apresentadora também ensina a fazer os famosos "onion rings", os anéis de cebola fritos que acompanham muito bem esta receita.

O link é: http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Carnes/0,,REC52582-7770-22+COSTELA+A+AMERICANA,00.html

Parabéns à equipe do programa por nos proporcionar tão fantástica experiência gastronômica!

E a você, ousado(a) desbravador(a) da cozinha, sucesso e bom apetite!!!

5 comentários:

Casa México disse...

DELICIA MESMO, AQUI NO NOSSO RESTAURANTE TEMOS A COSTELINHA O MOLHO AGRIDOCE TAMBEM. ABRAÇOS BROTHER

Casa México disse...

DELICIA MESMO, AQUI NO NOSSO RESTAURANTE TEMOS A COSTELINHA O MOLHO AGRIDOCE TAMBEM. ABRAÇOS BROTHER

Funfas disse...

gostei de saber que o blog voltou. e está com uma qualidade gráfica ótima. =]

vou indicar pra todo mundo.

abraço mousa

Anônimo disse...

Caramba ficou com uma cara ótima! Eu que nem gosto muito de porco fiquei com vontade de experimentar! Anete.

Unknown disse...

UUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMM que delícia! ja vo fazer a janta!