Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



domingo, 20 de março de 2011

O RETORNO... E O RISOTO!!!

Caríssimos que acompanham o Blog da Boa Comida, vocês sabem que eu estive ausente por cerca de seis meses. Os motivos foram inúmeros, mas passam da falta de tempo à vontade de cozinhar. Acredito que na cozinha você deve estar particularmente estimulado, empolgado e feliz, pois isso se reflete no carinho dedicado às preparações e no resultado, que sob essas circunstâncias sempre será satisfatório.

E eu retornei à cozinha. E o risoto também.

Mas este, eu afirmo, ficou ainda mais gostoso! Apresento a você agora o Risoto de Alho Poró e Camarão Rosa. A receita a seguir rende 10 porções comendo bem, ou 5 porções para verdadeiros esfomeados!!! Mas normalmente até 15 pessoas podem comer. Você vai precisar de:
  • 500g de arroz para risoto (carnaroli ou arbório, mas eu usei carnaroli);
  • 2 litros de caldo de legumes (sem problema, dissolva 4 tabletes de caldo pronto em 2 litros de água fervente);
  • 200g (aproximadamente) de camarão rosa congelado pré-cozido (em Belém encontrei no Supercenter Nazaré, com a bandeijinha variando de R$16,00 a R$20,00;
  • Cachaça;
  • Alho-poró fatiado finamente (o equivalente a duas xícaras de chá, cheias - ou três xícaras, se você é fã de alho-poró como eu);
  • 01 cebola picada;
  • Sal e Pimenta do Reino à gosto;
  • Azeite de oliva;
  • 150 de queijo gouda, gruyére ou qualquer outro macio que derreta facilmente e não tenha sabor tão pronunciado (o gorgonzola, por ser muito forte, não é indicado, mas fique livre para experimentar - tome cuidado apenas com o sal, caso use gorgonzola, diminua para não mais que 100g e reduza a quantidade de sal da receita);
Então, presumindo que você já fez um serviço de "pré-cozinha" deixando preparados seus dois litros de caldo de legumes, vamos aos camarões. Deixe-os de molho em 1 1/2 xícara de cachaça, de 15 a 20 minutos. Passado esse tempo, escorra-os e acrescente NOS CAMARÕES um pouco de azeite, o suficiente apenas para besuntá-los. Use as mãos para misturar bem. Enquanto isso, sua frigideira antiaderente (que você já deixou aquecendo no fogão) estará BEM quente. Distribua seus camarões dentro dela, e se maravilhe vendo-os corar em questão de minutos -demora uns 3 minutos, não muito mais que isso, senão seus camarões rosa perderão a maciez característica e ficarão tão duros quanto sola de sapato. Tempere com sal à gosto enquanto eles estiverem grelhando. Reserve.

E agora vamos falar de dedicação. Risoto significa paciência, uma virtude que o premiará com o arroz mais cremoso e saboroso que já viu. Então, em uma panela aqueça azeite suficiente para refogar sua cebola picada e seu alho poró fatiado finamente; coloque esses dois ingredientes e deixe-os se entrosando, refogando e amaciando. Após cinco minutos, coloque seu arroz de risoto e frite-os até que ele comece a ficar translúcido. E agora vem a paciência que expliquei acima. Acrescente quatro colheradas de caldo (a panela chiará) e com uma colher de pau, vá mexendo. Quando o arroz absorver o caldo, acrescente mais algumas conchadas e vá mexendo. Seu arroz estará no ponto de 15 a 20 minutos, mas você precisa estar sempre perto, misturando-o carinhosamente e acrescentando caldo tão logo ele "peça" (seque). Não deixe queimar. Seu objetivo é que a mistura fique extremamente cremosa e o arroz, macio e desmanchando.

Um detalhe: a cada vez que você hidratar o arroz, colocando conchas de caldo, coloque também uma ou duas pitadas de sal. Este risoto você vai temperando aos poucos e provando. Pare de salgar quando achar que o sabor está "quase lá" (porque você ainda vai colocar o queijo, que é salgado).

Então, mais ou menos 20 minutos se passaram, você hidratou continuamente seu arroz e ele já está macio e cremoso. Agora acrescente o queijo escolhido cortado em cubinhos. Eles vão derreter e mesclar-se maravilhosamente bem à mistura, densa e macia.

Quando o queijo derreter o arroz revelará seu máximo sabor e chegará a hora de servir. Coloque duas colheradas generosas em um prato fundo, acrescente alguns camarões por cima, jogue um ou dois fios de azeite extra-virgem de oliva e polvilhe com salsinha desidratada. Se quiser, na mesa você pode polvilhar ainda um pouquinho de queijo ralado, não me importo. O importante é você se deliciar!!!

Um vinho tinto acompanha MUITO BEM esta receita, ahahah!

Agradecimentos à minha esposa Daniela, que me incentivou a fazer este prato; à Anete, esposa de meu cunhado Denis, cujo iPhone fez um dos poucos registros dessa delícia antes dela ser destruída (ahahah) e a todos da família que prestigiaram (ainda sobrou, viu galera?). Só faltou minha gatinha Julie saborear esta delícia!

4 comentários:

Anônimo disse...

Hahuhahuhahuhahuhahua!!!!! Faltou dizer que eu repeti o prato!!! Estava delicioso!!! Anete

Casa México disse...

nossa rende muito bem, risoto cai bem com um carbenet sauvignon chileno, abraços mousinho

André Mousinho disse...

Opa, sugestão de bebida anotada! Um abraço!!!

Sara disse...

Alimentos com muita história, se houver, eu acho que isso é um prato que pode ser consumido em qualquer lugar do mundo e sempre vai ser rico, e se for com um copo de vinho, melhor ainda, eu descobri que a Delivery Vila Mariana têm muito bom oferta e risoto com