Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto Bruschetta (parte 1)

Adoro bruschetta (rsss).

A bruschetta é um antepasto de origem italiana feito com pão frito e temperos (normalmente tomate e manjericão). É aparentemente simples de se fazer, e é justamente para testar essa simplicidade (junto com seu tão afamado sabor) eu que vou realizar neste final de semana o "Projeto Bruschetta (parte 1)" em casa. Estou tomando por base as bruschettas deliciosamente preparadas no filme "Julie e Julia", que assisti no início desta semana, onde a personagem Julie Powell prepara bruschettas usando a receita do livro de Julie Child (pra quem não sabe, Julia Child foi uma culinarista, autora de livros e apresentadora de TV bastante famosa - em boa parte do mundo e agora, principalmente no Brasil, depois do filme; formou-se pelo  Le Cordon Bleau, uma das mais importantes instituições francesas da alta gastronomia).

Pesquisando na internet, achei uma receita que teria sido a mesma usada no filme. Traduzi o modo de fazer, que é o seguinte:

  • Escolha um excelente pão. Isso é crucial. Um ótimo pão de aparência rústica, interior macio e casca crocante. Corte-o em fatias de boa espessura (evite fatias muito finas, como as das torradas padrão) no sentido no comprimento.
  • Frite as fatias de pão em azeite de oliva.
  • Quando as fatias estiverem fritas, casca crocante e interior do pão levemente áspero, esfregue um dente de alho nelas. A receita original prevê que o alho vai se desintegrar porque será "raspado" contra a superfície áspera do pão, como se fosse passado num ralador (a receita original não diz, mas acredito que devamos esperar um pouquinho antes de esfregar o alho - a não ser que você queira queimar as mãos, rsss...).
  • Depois de temperar o pão com alho, regue as fatias com o melhor azeite extra-virgem de oliva que encontrar, tempere com umas pitadas de sal (a receita pede Maldon Sea Salt, que é óbvio que não encontrarei em Belém...) e pimenta do reino fresca (moída na hora).
  • Corte tomates vermelhinhos em pedaços, junte folhas de manjericão fresco (vou roubar algumas da casa de minha sogra) e misture-os numa tigela com mais um pouco de azeite de oliva. Deixe marinar um pouco, então tempere com sal e pimenta (um pouquinho de sal, já que você temperou previamente a torrada). A receita recomenda que você tempere com sal no máximo meia hora antes de servir, porque o sal revela os sucos do tomate (ele meio que se desmancha), que é o que você quer, mas não muito.
  • Coloque essa mistura (tomates cortados em cubos, marinados com azeite, manjericão, sal e pimenta) sobre as fatias. Aguarde uns minutos para o pão absorver um pouco desse molho de azeite e a água que se desprende dos tomates.
  • Coma!
Vou experimentar. Vamos ver se consigo fazer algo próximo da foto acima, que foi retirada do próprio filme "Julie e Julia". Seja qual for o resultado, postarei aqui a parte 2 do Projeto Bruschetta.

Foto: Sony Pictures.

8 comentários:

Bianca Teixeira disse...

Mousa,

Que legal esse blog. Parabens! Olhe sou muito chata pra comer, não gosto de um monte de coisa, mas confesso que essas receitas me deixam com agua na boca.

Parabens!!!

Beijos


Bia

JV disse...

Também adoro bruschetta, meu caro Mousinho.

Big Boss disse...

não existe entrada mais perfeita, do que essa....

Funfas disse...

porra, tá dando uma fome!

JV disse...

Não há entrada melhor, de fato... Há?

André Mousinho disse...

Huahuahua, todos ADORAMOS bruschetta...!!!

;)

Anônimo disse...

Os ingredientes não se misturam, se casam. Tudo simples e sofisticado. Muuuuuito gostoso!!!!! Parabéns!!!! (inclusive pelo precioso passo a passo).

Elisa Amorim disse...

Uau...eu encontrei exaaatamente oi que estava procurando!!! Obrigada