Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



quarta-feira, 10 de março de 2010

Segredos milenares e impossíveis do Teriaky

O molho teriaky é um aliado imbatível de sabor.

Sua preparação é tão difícil, mas tão difícil, que estudiosos levaram séculos para desvendar como tal alquimia seria possível! Eu mesmo tive de subornar cinco monges chineses para obter a receita em pergaminho escrita no século 4 D.C. (buahahahahahahaha...)

Brincadeiras à parte, o teriyaki original na verdade é uma preparação, um modo de marinar carnes no molho de soja e vinho de arroz. Mas no ocidente, virou sinônimo de um molho denso feito de forma bastante simples. Testei, aprovei e ensino agora. Você vai usar:
  • 100ml de saquê doce (à venda na parte de produtos chineses dos supermercados, custa por volta de R$11,00);
  • 100ml de molho de soja (shoyo);
  • 1/4 ou 1/3 de xícara de chá de açúcar.
É importante você seguir fielmente essas quantidades, senão o molho pode apresentar alguns "efeitos colaterais" (ahahah), como ficar muito grudento. Quando experimentei essa receita, originalmente, coloquei meia xícara de açúcar, e o molho ficou extremamente "puxa-puxa". Tive de colocar um pouquinho de água (2 a 3 colheres de sopa) para ele ficar  mais fluido.

Preparo:
Numa panela, aqueça o saquê e o shoyo misturados junto com o açúcar. Cozinhe em fogo médio-alto até engrossar. Enquanto ele aquece, acontece algo similar ao preparo de uma calda de caramelo: o açúcar e o álcool do saquê, juntos, vão fazer toda a mistura borbulhar muito. Continue mexendo com uma colher de pau (ou de plástico, para evitar arranhar o fundo da panela - seja ela de alumínio ou teflon) até ficar com uma consistência de melado. Use para temperar peixes, carnes, yakissobas e outras massas. Fica uma delícia sobre berinjelas grelhadas (que outro dia eu explico como fazer).

PS: encontrei sakê doce por cerca de R$ 5,00 na "Casa do Camarão", uma loja de produtos japoneses em frente ao supermercado Formosa da Duque.

Foto: www.cookasianfood.com

Um comentário:

Funfas disse...

ae, já pus um link teu no cavernacomulot.blogspot.com e no astronautadasmares.blogspot.com vê se cria um link pros blogs aqui como parceiros (estamos recebendo mais de 2.000 visitas por dia, então aproveita q muitas serão redirecionadas pra cá).

abração