Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



sexta-feira, 23 de abril de 2010

Filezinho com Tomate e Espaguete


 Simplicidade e gostosura. Você vai precisar de:
  • 300g-400g de filé cortado em cubinhos ou tiras;
Refogue o filezinho como achar melhor. Eu aqueço azeite de oliva numa panela, acrescento alho e cebola picados à gosto, tempero com sal e pimenta do reino (coloque pitadas e vá provando para se ajustar ao seu paladar; não exagere no sal, porque a receita ainda vai receber mais tempero adiante) e vou mexendo o filé até ele ficar douradinho. Reserve.
  • 200ml de molho de tomate;
  • 01 tomate cortado em pedaços (sem pele nem sementes - muito embora eu use com a pele e tudo; tem gente que não gosta, mas desconsidero isso quando faço o molho pra família... continua gostoso do mesmo jeito);
  • 03 colheres de sopa cheias de azeite de oliva;
  • 01 colher de sobremesa (rasa) de açúcar;
Aqueça o azeite numa panelinha, misture o tomate e deixe refogando com um pouco de sal. Ele vai desprender um pouco de água. Se você achar que o fundo de sua panela vai queimar, acrescente mais azeite de oliva e vá mexendo até ele ficar tenro, macio, quase (eu disse QUASE) se desfazendo. Acrescente o filezinho refogado, mexa e junte o molho de tomate. Prove. Talvez seja necessário corrigir o sal (que é sempre bom acrescentar aos pouquinhos, pois sal sempre conseguimos corrigir quando falta, mas nunca quando fica em excesso). Acrescente o açúcar, mexa novamente e prove mais uma vez. O açúcar deverá ter quebrado a acidez do molho de tomate. Se ainda estiver ácido, coloque mais algumas pitadas de açúcar até ficar de seu agrado.

Após dez minutos estará pronto. Desligue o fogo e, se quiser, acrescente mais uma ou duas colheradas de sopa de azeite de oliva e um punhado pequeno de orégano ou manjericão desidratado.
  • 300g de espaguete;
  • Óleo e sal à gosto (para preparar o macarrão);
  • 01 colher de sopa cheia de manteiga;
Cozinhe o macarrão até ficar al dente, escorra, tempere com uma colher de sopa de manteiga. Eu faço assim: depois de escorrer o macarrão, deixo um pouquinho de água (mais ou menos uma colher de sopa) no fundo da panela ainda quente, e nela, jogo a manteiga. Vou mexendo até a manteiga derreter, depois volto o macarrão para essa panela e nela dou algumas sacudidas para o molho amanteigado se incorporar à pasta. Usar um garfo para mexer  com força  o macarrão não é muito legal (ele terá sua textura sedosa agredida e começará a se desfazer, e você não quer um macarrão grudento, estilo "unidos venceremos", nessa receita).

Agora é só juntar tudo. O macarrão embaixo, o molho em cima.

Bom apetite!

Um comentário:

Unknown disse...

André, adorei a receita, muito fácil mas deve ficar boa num jantar rápido e a dois, vou fazer!!!abs