Que tal me enviar sua receita com uma bela foto para divulgá-la aqui no blog? É de GRAÇA! Mande o material para BLOGDABOACOMIDA@GMAIL.COM



domingo, 20 de julho de 2014

Aaahh, lasagna...!

Quem me conhece sabe que sempre fui fã de uma BOA lasagna. Não essas industrializadas, nem as que ressecam terrivelmente após incontáveis dezenas de minutos no forno. Então, esta semana, atendendo pedido de minha filha (fã das minhas lasagnas) resolvi fazer esta.

Ela não deve diferir muito da que é feita na sua casa, apenas mudei alguns detalhes em relação a forma anterior como eu fazia o prato.

MASSA: por razões de economia gosto de comprar massas que vão direto ao forno, sem a necessidade de coze-las demoradamente. Assistindo a uma preparação de lasagna na internet, feita pelo chefe lusitano Henrique Sá Pessoa, entretanto, vi que eu poderia passar as folhas de massa rapidamente em água fervente - as folhas não ficam mais que alguns segundos, apenas o tempo suficiente para ficarem maleáveis e tenras (se você demorar com a massa fresca na água fervente, ela não adquirirá um ponto muito bom). Fazer esse processo permite que a massa já entre bastante macia no forno (gerando, consequentemente, uma lasanha beeem macia).

BOLOGNESA: carne picada e molho de tomate, neste caso uma lata de tomates pelados (hoje facilmente encontrados nos bons supermercados). Meu "pulo do gato", também inspirado pelo chefe Henrique Sá Pessoa, foi acrescer à carne picada chouriço português. Refoguei o chouriço picadinho com cebola e quando ele já havia despejado seu sabor no tacho, deitei a carne picada sobre o mesmo para um bom refogado. Atenção para o sal nesta hora, o chouriço já é salgado. Não, a sua lasagna não ficará com gosto de chouriço.

BECHAMEL: aqui confesso que ainda estou em fase de testes com esta técnica. Sei fazer bechamel (tradicional molho branco que serve de base para muitos outros molhos, geralmente acompanhando massas) da forma dita "padrão" (formando o Ru - massa de farinha de trigo e manteiga - numa frigideira quente e depois incorporando leite que aos poucos é engrossado por essa massa, transformando-se em bechamel). Mas tentei diferente: fiz o Ru enquanto aquecia leite noutro tacho a ponto dele espumar. Daí imediatamente acresci todo o Ru já feito e misturei com fouet. Ficou homogêneo de pronto, mas demorou muito para atingir a textura desejada (textura esta que quase alcancei à medida que o molho esfriou). Prometo treinar mais esta técnica.

Fato é que o bechamel, para esta preparação, cumpriu seu papel - o bechamel e a bolognesa deliciosamente juntos formaram camadas entre fatias de queijo mussarela e folhas de massa. Deitei o resto do molho por cima da lasagna após a última camada (como digo, lasagna pra mim precisa ter BASTANTE molho, devendo ficar quase se desfazendo de tão macia), espalhei generosa quantidade de parmesão ralado por sobre ela e levei ao forno médio (180-200 graus) por 15 minutos. Mesmo sendo um dia de semana, onde tradicionalmente evito o consumo de bebidas, não resisti e acompanhei o prato com um bom vinho português (bebemos o Periquita, medianamente encorpado da região de Setúbal) que casou perfeitamente com esta tradição italiana.

Faça em casa e me diga como ficou! Bom apetite!


Um comentário:

Anônimo disse...

Tem gente com a geladeira vazia demais até pra ler a tua receita... mas bom apetite pra ti!